O Portal do Geólogo
03/05/2024 21:43:37

Mais um vazamento de urânio em Caetité: o processo é seguro?



Publicado em: 16/12/2013 19:34:00

A mina de urânio de Caetité, na Bahia, explorada pela s Indústrias Nucleares do Brasil tem reservas de mais de 100.000 toneladas de minério. A produção anual é de 400 t de concentrado de urânio. Em 2010 o empreendimento foi considerado seguro e sem impactos ambientais significativos.
Não é o que a história nos conta.
Várias matérias publicadas informam sobre a contaminação do nível freático e de vazamentos de materiais radioativos. Até o Greenpeace participou de uma jogada circense levando água, possivelmente contaminada, para o Ministro Carlos Minc.
O fato é que a proximidade da mina, a incidência de câncer e a ignorância estão levando os cidadãos de Caetité ao pânico, buscando tratamentos em cidades maiores como Vitória da Conquista.
Acidentes são frequentes e variam desde vazamentos até a queda de pessoal em reservatórios de urânio e ácido.
O último foi relatado na semana passada pelo Sindicato dos Mineradores. O Sindicato denuncia um vazamento no maior tanque de estocagem de concentrados que, por mais de mês, estaria contaminando o solo e possivelmente o lençol freático. Na quinta-feira outro reservatório de alto teor de urânio também sofreu vazamento.
As reais dimensões e impactos não foram medidas e divulgadas causando uma avalanche de teorias que só faz aumentar mais ainda as incertezas sobre a mina e sobre a segurança do processo. Está na hora de resolver esse impasse e de ter transparência.

Resposta da INB (18/12/2013)

Nota à imprensa
A INB informa que foi detectado, no último dia 11, um pequeno vazamento em uma caixa de acumulação da água de limpeza na área de produção de urânio na Unidade de Concentrado de Urânio, em Caetité (BA). Todos os procedimentos para correção do problema foram adotados: as operações na área foram interrompidas e a caixa esvaziada.Também está passando por reparos o tanque 1402, onde uma das mantas especiais que o isolam do solo havia apresentado defeito. O tanque contém uma solução ácida isenta de urânio, que foi bombeada para outro tanque. Os incidentes não colocaram em risco nem o meio ambiente nem a saúde dos trabalhadores, já que ficaram restritos à área industrial da INB, que adotou os procedimentos adequados de controle. As ocorrências foram comunicadas à Comissão Nacional de Energia Nuclear e ao IBAMA. A empresa reafirma o seu compromisso com a preservação ambiental e a saúde da população de Caetité.
Assessoria de Comunicação Institucional e Corporativa - ASCI.P


Autor:   Pedro Jacobi - O Portal do Geólogo

 
12.000 ANOS DE ABANDONO  um livro de Pedro Jacobi

Caro usuário do Portal do Geólogo
Se você gosta de descobertas arqueológicas inéditas no meio da Amazônia vai gostar do livro que estou lançando. É um não ficção sobre uma pesquisa real que estou fazendo.

Com o avanço do desmatamento e com o auxílio da filtragem digital em imagens de satélites, descobri nada menos do que 1.200 belíssimas construções milenares, no meio da Amazônia — totalmente inéditas.

São obras pré-históricas, algumas datadas em 6.000 anos, incrivelmente complexas e avançadas — as maiores obras de aquicultura da pré-história que a humanidade já viu.
Neste livro você se surpreenderá com essas construções monumentais, grandiosas e únicas, feitas por aqueles que foram os primeiros arquitetos e engenheiros do Brasil.
Trata-se de importante descoberta arqueológica que vai valorizar um povo sem nome e sem história. Um povo relegado a um plano inferior e menosprezado pela maioria dos cientistas e pesquisadores.

Dele quase nada sabemos. Qual é a sua etnia, de onde veio, quanto tempo habitou o Brasil e que língua falava são pontos a debater.
No entanto o seu legado mostra que ele era: muito mais inteligente, complexo e tecnológico que jamais poderíamos imaginar.
Foram eles que realmente descobriram e colonizaram a Amazônia e uma boa parte do Brasil.
E, misteriosamente, depois de uma vida autossustentável com milhares de anos de uma história cheia de realizações eles simplesmente desapareceram — sem deixar rastros.
Para onde foram?

Compre agora!
O livro, um eBook, só está à venda na Amazon. Aproveite o preço promocional!

  

 


energia agua geoambiente geologia    1216

Só para você: veja as matérias que selecionamos sobre o assunto:

Desastre ambiental pode fechar mina australiana 11/12

A espetacular Wirrda Well, a nova jazida da BHP  4/12

Brazil Resources fecha negócio e compra a Brazilian Gold 22/11

Você sabia que em breve o carvão irá substituir o petróleo como principal fonte de energia? 18/11

Tório uma nova revolução nuclear?  5/11

Olympic Dam vai atrasar expansão 1/10

A contribuição da mineração no cotidiano de nossas vidas  19/8

Os equívocos, as omissões e as obscuridades do Marco Regulatório da Mineração 18/7

Terras raras: novos players podem afetar o status quo 1/2

Descoberto rico depósito de urânio no Egito 22/1

Os reatores nucleares: um legado para os nossos descendentes? 20/1

Irã importa ouro da Turquia e pode ser penalizado 5/1


O Portal do Geólogo

Geologia e Mineração contadas por quem entende

Desde 27/3/2003
As mais lidas
1 : Dele2maio2018 ...
2 : dele 4nov ...
3 : deletados abaixo100 28fev19 ...
4 : index ...
5 : MINEX ...
6 : Pesq-reconhecermeteorito ...
7 : aguahisteria ...
8 : deslizamentos ...
9 : aquecimento ou resfriamento ...
10 : halldafama ...
Raridade - Calcita Ótica âmbar
Raridade à venda: calcita ótica âmbar

Não entendeu a palavra?

Pesquise o termo técnico!




Pesquise no universo do Portal do Geólogo!

Digite uma palavra na caixa abaixo e estará pesquisando centenas de milhares de matérias armazenadas no nosso site.

 

 

palavra com mais de 2 letras
O Portal do Geólogo    Editor: Geólogo Pedro Jacobi